Fizeram história: Relembre as bruxas mais icônicas da cultura pop
20 de Out, 2025
Está aberta a temporada do Halloween! A época mais assustadora e divertida do ano chegou, e com ela vem o momento perfeito para buscar inspirações incríveis de fantasias e garantir o destaque nas celebrações. Para te ajudar nessa missão, reunimos neste conteúdo algumas das bruxas mais icônicas da cultura pop, personagens que fizeram história e se tornaram verdadeiros marcos atemporais. Preparados para uma dose gostosa de nostalgia? Então, vem com a gente!
Hermione Granger (saga Harry Potter)
..
Uma das bruxinhas mais queridas do mundo geek, Hermione se destaca por sua inteligência excepcional, dedicação aos estudos e forte senso de justiça, se tornando uma representação do poder da inteligência, da curiosidade e da força feminina na literatura e no cinema.
Sabrina Spellman (Sabrina, Aprendiz de Feiticeira/O Mundo Sombrio de Sabrina)
..
Sabrina é uma personagem criada pela Archie Comics, mesma editora de quadrinhos responsável por ‘Riverdale’ e ‘Katy Keene’. Na versão dos anos 90, Sabrina é mais divertida e carismática, já na versão da Netflix, série que fez um grande sucesso em 2018 e contou com 4 temporadas, Sabrina é apresentada de maneira mais sombria e empoderada, o que faz dela um ícone de empoderamento e autodescoberta.
As Bruxas de “O Mágico de Oz” (Elphaba e Glinda)
..
Elas estão por aí desafiando a gravidade e fazem parte de um dos maiores clássicos da literatura americana. Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, representa todo o estereótipo típico quando se imagina como seria uma bruxa, chapéu pontudo, pele verde e roupas pretas com camadas. Já Glinda, a Boa Bruxa do Sul, é símbolo da luz e da bondade. Juntas elas representam a dualidade entre aparência e essência, bem e mal, poder e aceitação.
Malévola (A Bela Adormecida/Maleficent)
..
Uma das grandes criações da Disney, mãe da ‘Mal’ na trilogia ‘Descendentes’ e lembrada até hoje pela versão com Angelina Jolie, Malévola é uma bruxa que representa a personificação do poder ferido e da vingança. Figura elegante, misteriosa e vingativa, ela teve a sua primeira aparição no clássico animado ‘A Bela Adormecida’, de 1959.
Wanda Maximoff (Feiticeira Escarlate)
..
Wanda é uma bruxa que passou de heroína a anti-heroína e que mistura ficção científica com magia. Ela explora os limites entre amor, perda e destruição. Um dos maiores ícones contemporâneos do “caos mágico”.
Elvira (Elvira: A Rainha das Trevas)
..
Fazendo comentários irônicos e cheios de humor sobre produções de terror de baixo orçamento, Elvira surgiu nos anos 1980 como apresentadora de filmes de terror em um programa de TV. Ela se tornou um fenômeno cultural graças ao seu visual único e autêntico.
Cuca
..
Presente na infância de muitas gerações e, para alguns, motivo de medo, a Cuca é uma das personagens mais conhecidas do folclore brasileiro. Metade mulher, metade jacaré, ela se tornou famosa no Sítio do Picapau Amarelo, onde é retratada como uma feiticeira poderosa, astuta e um tanto temperamental.
Alex Russo
..
A bruxa teen queridinha que acompanhou os adolescentes dos anos 2000, Alex Russo é a personagem protagonista da série os Feiticeiros de Waverly Place. Criada pela Disney, ela se tornou um ícone de estilo e personalidade, ousadia e carisma. Alex Russo traz o ensinamento de que confiar em si mesmo pode ser uma grande força.
App RioMar Kennedy
..
Baixe o App RioMar Kennedy e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui, é rápido, fácil e totalmente gratuito. Clique aqui e aproveite agora mesmo!